quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Risoto de Beterraba com Mascarpone


Essa receita quando me passaram eu demorei a fazer porque não levei fé que ficaria legal, um dia eu provei a sopa russa de beterraba com creme azedo (Borscht) gostei e lembrei do risoto, resolvi fazer, não alterei nada na receita (apesar de achar que tinha muito creme manteiga e queijos) foi uma agradável surpresa, a combinação do sabor da beterraba com o queijo é sensacional e o visual é incrível.
Serve seis pessoas

Ingredientes
500 g de arroz arbóreo
Uma cebola grande, ralada.
Três xícaras de caldo de carne(eu uso cubinhos)
Duas xícaras de vinho branco seco
Duas colheres de manteiga
Quatro colheres de sopa de queijo mascarpone (prefiro) ou creme cheese
Duas beterrabas grandes (cozidas com a casca pode ser na pressão sem sal)
Quatro colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Uma xícara de chá de creme de leite fresco
Sal que baste
Salsa picada a gosto
Pimenta-do-reino preta a gosto
Manjericão (decoração)
Preparo
Coloque em uma panela a metade da manteiga, junte a cebola e deixe dourar.
Acrescente o arroz e refogue por 5 minutos.
Despeje o vinho branco e cozinhe até evaporar.
Junte as beterrabas previamente cozidas e batidas no liquidificador ou processadas ou picadas na faca bem miudinha (prefiro)
Em seguida, acrescente o caldo de carne o suficiente para cobrir o arroz, mexendo sempre.
Na metade do cozimento, acerte o sal e a pimenta e coloque o creme de leite.
Quando o arroz estiver al dente, acrescente a salsa, o queijo parmesão ralado, o mascarpone, mexa bem e retire do calor.
Por fim, coloque a manteiga para dar liga e mexa novamente.
Decore com folhas de manjericão.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Papelote de Peixe Estilo Havaiano




Mais um prato praiano, toda vez que vamos a Arraial do Cabo é certeza preparar esse prato, fácil de fazer, sem frescuras, sem acompanhamentos, muito saboroso, um aroma incrível quando o papelote é aberto, clima de beira de praia mesmo.

Papelote de Peixe Estilo Havaiano
Serve seis porções
Ingredientes:
1 (um) kilo de peixe cortado em filé e com a pele
sal, pimenta do reino branca moída e suco de limão a gosto
500g de camarão médio sem as cabeças
3 cebolas cortadas em quatro
1 pimentão verde cortado em quatro
1 pimentão vermelho cortado em quatro
3 tomates maduros cortados em quatro
2 bananas da terra picada e com a casca
1 xícara de coentro picado grosseiramente
3 inhames novinhos descascados cortados em quatro
3 batatas inglesas descascadas cortadas em quatro
2 batata doce pequena novinhas descascadas cortadas em quatro
azeite de oliva a gosto
200 ml de leite de côco
(pode-se acrescentar o que quiser desde que combine com a proposta do prato: siri, lagostins, mexilhão, brócolis, couve flor, abobrinha, couve folha, abacaxi, manga etc.)
Preparo:
Numa assadeira grande coloque uma folha de papel alumínio, forrando todo o fundo e sobrando papel alumínio para realizar o papelote, no fundo da folha/assadeira primeiro coloque as batatas, depois o peixe os mariscos e crustáceos, em seguida os legumes, tempere com sal, coentro picado, regue com leite de coco e azeite de oliva, una as pontas do papel alumínio, dobrando-a duas vezes e nas laterais dê uma leve torcida, como uma bala. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.

Moqueca de Peixe com Pirão


Essa receita eu gosto muito de fazer e de comer, então tem detalhes que fazem totalmente a diferença, muito mais importante do que o tipo do peixe é o estado dele, peixes caros como badejos e garoupas se não estiverem absolutamente frescos perderão em sabor e textura para namorados, congros, anchovas ou até mesmo corvinas desde que estejam recém pescados e bem conservados sem congelamento, saber comprar é essencial; para começar peixe congelado com vísceras está totalmente descartado, o peixe na banca tem que ter cara de vivo, brilhante, firme, com guerras bem vermelhas e sem cheiro, peixe opaco, sem brilho, molengo e com guerras descoloridas não precisa nem cheirar.
Na real é prato para preparar na praia onde a oferta do pescado é direta da fonte.
A limpeza do peixe tem que ser feita sem estourar as vísceras para não comprometer o sabor da carne.
Outro ponto é a panela da moqueca, tem que ter um diâmetro grande e lateral baixa e com tampa, pode ser de barro (na estrada da praia sempre tem para vender).

Moqueca de Peixe com Pirão
Serve 6 (seis) porções

Ingredientes: 1 (um) kilo de peixe cortado em postas sal, pimenta do reino branca moída.
e suco de limão a gosto 2 (duas) cebolas picadas 1 (um) pimentão verde picado 4 (quatro) tomates maduros picados
1 (uma) colher de chá de maisena ou farinha de trigo1 xícara de coentro picado grosseiramente 5 (cinco) colheres de sopa de azeite de dendê 400 (quatrocentos) ml de leite de côco
1 (uma) xícara de farinha de mandioca crua
Preparo:Tempere o peixe com sal, pimenta branca e limão e deixe tomar gosto por 1 hora.
Em uma panela grande vá colocando o azeite de dendê frite a cebola, o pimentão e o tomate nessa ordem.
Coloque em seguida o leite de côco (retire antes da garrafa coloque em uma vasilha e acrescente 1 (uma) colher de chá de maisena ou farinha de trigo e misture bem)
Arrume o peixe na panela colocando camadas do peixe, com as postas maiores e inteiras primeiro, partes do rabo e cabeça por cima.
Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, com a panela tampada.
Salpique o coentro

Preparando o pirão:
Tomando cuidado para não quebrar o peixe, use uma concha pequena e vá recolhendo as partes do rabo e cabeça e o caldo preparar o pirão.
Com dois grafos separe a carne do peixe, operação complicada, bastante atenção essa etapa e coloque em uma caçarola media (panela com cabo) acrescente cinco xícaras do caldo e a farinha previamente molhada com uma xícara de água fria.
Leve ao fogo alto mexendo devagar e sempre até atingir o ponto desejado

Acompanha arroz branco (duas xícaras) bem temperado e soltinho.

Utensílios: 1 panela grande para o preparo da moqueca, (preferencialmente uma especifica) 1 panela media para o preparo do pirão, 1 colher de poliuretano (colher-de-pau) para mexer o pirão, 1 concha, 1 prato raso e 2 garfos para separamos a carne do peixe para o pirão).

domingo, 28 de dezembro de 2008

Receita recusada pelo concurso da Knorr


Essa receita de risoto eu enviei para o concurso da Knorr o premio era de 1.000.000,00 não entrei nem entre os 100, mas é um clássico entre meus amigos, é vegetariano sem preconceitos, mas além de delicioso fica muito visual.
Fico devendo as fotos, como é minha primeira postagem, tá valendo


Risoto de Manga, Manjericão & Pimenta

Rendimento
4 porções
Ingredientes
3 colher(es) (sopa) de cebola picada(s)
4 colher(es) (sopa) de azeite
30 ml de vinho branco
2 xícara(s) (chá) de arroz arbóreo
4 xícara(s) (chá) de Água fervente
3 tablete(s) de caldo Knorr de legumes
2 mangas rosa grande fatiada
1 xícara(s) (chá) de folha de manjericão
1 pimenta dedo de moça
2 colher(es) (sopa) de manteiga gelada(s)
50 gr de parmesão ralado(s) grosso(s)
quanto baste de sal
Modo de preparo
ATENÇÃO: o risoto NÃO é arroz empapado. São grãos inteiros, ligados por um creme que se forma durante o cozimento e ligado com a manteiga e o queijo, 2 ingredientes necessários para a preparação da maioria dos risotos.

Inicialmente descasque a manga rosa (sem fiapo e bem firme) e fatie pedaços médios, tempere com sal, abra as pimentas retire algumas sementes e pique, desfolhe o manjericão, Em uma panela pequena frite uma colher de cebola quando estiver translúcida acrescente a pimenta em seguida a manga, evite mexer para não desmanchar a manga, quando ela estiver macia desligue o fogo e junte o manjericão e tampe a panela.

Prepare o caldo: em uma jarrinha ou leiteira, coloque as três xícaras de água fervente e dissolva os cubos de caldo de legumes. Reserve, mantendo aquecido. Refogue a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco. Despeje então, 1/3 do caldo reservado, abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexa algumas vezes, para não pegar no fundo da panela. Quando estiver quase seco novamente, acrescente o restante do caldo e mexa um pouco mais. Quando finalmente estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, faça à adição da manga e os demais componentes, acrescente a manteiga gelada e o Parmesão fresco. Mexa vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos nem a manga. Sirva imediatamente.

Utensílios: 1 panela alta para manter o caldo aquecido, 1 panela média para o preparo do risoto,1 panela pequena com tampa para o preparo da manga, 1 colher de poliuretano (colher-de-pau) para mexer o risoto.