segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Moqueca de Peixe com Pirão


Essa receita eu gosto muito de fazer e de comer, então tem detalhes que fazem totalmente a diferença, muito mais importante do que o tipo do peixe é o estado dele, peixes caros como badejos e garoupas se não estiverem absolutamente frescos perderão em sabor e textura para namorados, congros, anchovas ou até mesmo corvinas desde que estejam recém pescados e bem conservados sem congelamento, saber comprar é essencial; para começar peixe congelado com vísceras está totalmente descartado, o peixe na banca tem que ter cara de vivo, brilhante, firme, com guerras bem vermelhas e sem cheiro, peixe opaco, sem brilho, molengo e com guerras descoloridas não precisa nem cheirar.
Na real é prato para preparar na praia onde a oferta do pescado é direta da fonte.
A limpeza do peixe tem que ser feita sem estourar as vísceras para não comprometer o sabor da carne.
Outro ponto é a panela da moqueca, tem que ter um diâmetro grande e lateral baixa e com tampa, pode ser de barro (na estrada da praia sempre tem para vender).

Moqueca de Peixe com Pirão
Serve 6 (seis) porções

Ingredientes: 1 (um) kilo de peixe cortado em postas sal, pimenta do reino branca moída.
e suco de limão a gosto 2 (duas) cebolas picadas 1 (um) pimentão verde picado 4 (quatro) tomates maduros picados
1 (uma) colher de chá de maisena ou farinha de trigo1 xícara de coentro picado grosseiramente 5 (cinco) colheres de sopa de azeite de dendê 400 (quatrocentos) ml de leite de côco
1 (uma) xícara de farinha de mandioca crua
Preparo:Tempere o peixe com sal, pimenta branca e limão e deixe tomar gosto por 1 hora.
Em uma panela grande vá colocando o azeite de dendê frite a cebola, o pimentão e o tomate nessa ordem.
Coloque em seguida o leite de côco (retire antes da garrafa coloque em uma vasilha e acrescente 1 (uma) colher de chá de maisena ou farinha de trigo e misture bem)
Arrume o peixe na panela colocando camadas do peixe, com as postas maiores e inteiras primeiro, partes do rabo e cabeça por cima.
Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, com a panela tampada.
Salpique o coentro

Preparando o pirão:
Tomando cuidado para não quebrar o peixe, use uma concha pequena e vá recolhendo as partes do rabo e cabeça e o caldo preparar o pirão.
Com dois grafos separe a carne do peixe, operação complicada, bastante atenção essa etapa e coloque em uma caçarola media (panela com cabo) acrescente cinco xícaras do caldo e a farinha previamente molhada com uma xícara de água fria.
Leve ao fogo alto mexendo devagar e sempre até atingir o ponto desejado

Acompanha arroz branco (duas xícaras) bem temperado e soltinho.

Utensílios: 1 panela grande para o preparo da moqueca, (preferencialmente uma especifica) 1 panela media para o preparo do pirão, 1 colher de poliuretano (colher-de-pau) para mexer o pirão, 1 concha, 1 prato raso e 2 garfos para separamos a carne do peixe para o pirão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário