sábado, 30 de maio de 2009

Cuidados Com Vinhos e Alimentos

Dia dos namorados chegando as mulheres ficam mais sensíveis, boa hora de investir novamente naquela paquera que nunca deu resultado, convide ela para jantar na tua casa, capriche no vinho e boa sorte.

Dicas para não errar nem na escolha do vinho nem nos petiscos e na comida.

Tomates (com qualquer coisa) - a acidez do tomate é inimiga dos vinhos finos. O branco indicado é o Sauvignon Blanc. Quanto aos tintos, experimente o Chianti.

Evite amendoim, pois destrói os sabores do vinho.Do mesmo modo, azeitonas são demasiado picantes para a maioria dos vinhos; elas vão bem com xerez ou com um Martini. Fique com amêndoas, pistache e petits-fours simples.

Escolher bem o vinho é importantíssimo para tudo dar certo em um jantar a dois. Mas não esqueça: beber vinho é também uma questão de estilo. Eleger a bebida certa e servi-la na temperatura adequada, além de impressionar a garota, vai evitar aquela dor de cabeça no dia seguinte. Mesmo que você esteja a anos-luz dos trogloditas que acham que copo de requeijão e Sangue de Boi são um par perfeito, só tem a ganhar lendo as cinco dicas abaixo:

- A temperatura do líquido é fundamental. Alguém gosta de café frio ou de cerveja quente? De uma maneira geral, sirva os tintos a 18º C, brancos a 12º C e espumantes a 6º C.

-A taça é o instrumento do apreciador de vinhos. Use taças de degustação (ovaladas) para os vinhos de mesa e as do tipo flûte (alongadas) para os espumantes.

- O casamento do vinho com alimentos é um tema tão complexo e prazeroso quanto os relacionamentos amorosos. Aos bebedores inexperientes, um conselho clássico: vinho branco para peixes e massas com molho branco; vinho tinto para carnes e massas servidas com molho vermelho. O sabor do vinho deve ser proporcional ao da comida: quanto mais forte for o tempero, mais forte o vinho pode ser. Assim, um não anula o outro. O ideal é que a cada garfada a sua convidada esqueça o vinho e que, a cada gole, o vinho a faça esquecer do resto.

- Degustar um vinho é um experiência sensorial que para ser completa pede companhia. Beber sozinho vai contra os princípios de Dionísio, deus grego da vida, da música, da fertilidade e do vinho. Portanto escolha a companhia e prepare o clima.

- O vinho é a bebida mais completa e fascinante que existe. Na hora de apreciá-lo, contudo, deve-se subordinar todas as regras ao grande motivo pelo qual elegemos o vinho a nossa bebida: o prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário