terça-feira, 10 de abril de 2012

Carne de Soja PTS (Proteina texturizada de soja)


Obtida do grão de soja, após o processo de extração do seu óleo, a proteína de soja ou "Carne de Soja" como é popularmente conhecida, é constituída em média de 53 % de proteína de alto valor biológico.

Absorve o sabor dos temperos facilmente, e por ser um produto pré-cozido, necessita apenas ser hidratada em água morna por 5 minutos, dispensando cozimento prolongado.

Sendo um derivado da soja, seu score de aminoácido limitante é igual a 100 (PDCAA),ou seja, contém TODOS os aminoácidos essenciais, tendo um perfil de proteína tão bom quanto o do ovo.

Em termos nutricionais não existe diferença alguma , a principal diferença é a adição de corante geralmente à base de urucum , o qual confere uma coloração avermelhada.

Não há diferença significante em termos de textura , porém em preparações menos condimentadas onde empregue-se por exemplo um molho , sempre fica melhor usar a vermelha , já em preparos mais condimentados a branca serve muito bem .

- PTS pode ser encontrada em duas versões: "guisadinho" e graúda, em cubinhos, mas ambas são identicas no que tange à propriedades nutricionais.

Dependendo da receita ela pode ser:

Hidratada em água fervente por cinco minutos - escorra, passe em água fria se quiser, esprema bem com as mãos ou com a ajuda de um espremedor de batatas (ou uma peneira e uma colher) e acidifique (com vinagre, vinagre balsâmico, vinho, limão, molho de tomate), adicionando também os temperos que quiser.

Tostada pura ou com temperos - aqueça uma frigideira e toste até que doure, pura ou com temperos secos com ervas, alho e cebola desidratada. Adicione um fio de óleo ao final. Pode ser consumida como petisco ou polvilhada sobre saladas e pratos prontos.

Tostada e depois hidratada - combine os processos anteriores, tostando primeiro e depois adicionando água e espremendo.
Após hidratar, utilize em substituição à carne em receitas diversas.

Dicas:

Para utilizar em hamburgueres e almôndegas, processe metade da PTS (Proteina texturizada de soja) hidratada e retorne à mistura. Esse processo evita o uso de excesso de farinha de trigo para dar liga e elimina completamente a necessidade de ovos.

A carne de soja grossa hidratada e passada no processador dá um melhor resultado em receitas que pedem carne desfiada do que a PTS fina.

Para receitas de cozidos, como o estrogonofe ou picadinho, parta a PTS grossa hidratada ao meio em pedaços menores para um resultados mais delicado.

Para receitas que seriam feitas com carne vermelha, utilize a PTS escura.

Para receitas com carne branca, utilize a PTS clara.

Alternativamente, utilize a PTS em tiras.

O bife de soja pode ser grelhado, empanado ou enrolado.

Procure em mercados municipais e zonas cerealistas pela PTS a granel. O preço é bem mais em conta do que no supermercado.


Tabela Nutricional Proteína Texturizada de Soja(Carne de Soja)

Calorias
280
Niacina
3,0 mg
Proteínas
53 g
Zinco
5,5 mg
Lipídios
1,0 g
Potássio
2.200 mg
Glicídios
31 g
Cálcio
340 mg
Vitamina B1
0,6 mg
Fósforo
700 mg
Vitamina B2
0,33 mg
Ferro
8,0 mg
Vitamina B6
0,50 mg
Manganês
2,6 mg
Ácido Fólico
0,35 mg
Fibras
3,0 g
Acido Pantotênico
0,33 mg
Colesterol
0 mg
Biotina
0,07 mg

Um comentário: