domingo, 12 de julho de 2009

Espumantes Nacionais



Um espumante é um vinho que passa por duas fermentações: na primeira, comum a todos vinhos, o açúcar do mosto das uvas é transformado em alcool; na segunda, fermentos colocados no líquido produzem o gás, as bolinhas. Essa segunda fermentação pode acontecer na própria garrafa, o chamado método champenoise, usado no melhor e mais conhecido espumante do mundo, o Champagne (método champenoise) ou em grandes cubas fechadas como se fossem autoclaves, o sistema charmat, mais rápido.

Praticamente todos os países que fazem vinhos também têm seus espumantes, utilizando uvas das mais variadas, notadamente Chardonnay (branca) e Pinot Noir (tinta), as principais da região de Champagne, onde é feito o melhor, e o que mais serve de modelo para produtos no mundo inteiro.

No Brasil, felizmente, temos espumantes de primeira, frutos dos dois sistemas (charmat e champenoise) e feitos com várias cepas. As uvas da Champagne estão fazendo progresso no Rio Grande do Sul. Crescem os espumantes gerados pela Chardonnay (mais difundida) e Pinot Noir. Mas entram também outras uvas notadamente a Moscato base de muito bons espumantes doces e a Riesling Itálica, bastante difundida e com especial vocação para os espumantes.

A lista abaixo cita espumantes nacionais a partir dos R$ 40,00 a R$ 20,00, praticamente todos foram citados em alguma reportagem, ou bebidos ou recomendado por amigos, apesar da diferença de preço estão quase no mesmo patamar, os mais caros justificadamente um pouco melhores.

Aurora Chardonnay Charmat
Salton Ouro
Salton Brut
Dom Cândido Brut
Chandon Reserve Brut
Casa Valduga 130
Cave Geisse Brut
Marson Brut
Valduga Moscatel Cave Gaisse

Nenhum comentário:

Postar um comentário